Total de visualizações de página

terça-feira, 10 de maio de 2011

ENTREVISTA !!! Por Sérgio Santos


Maria Zilma de Medeiros

                Manhã de Sábado, Pelos Corredores do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas, O Fundo Musical é Composto pelo Vozerio das Pessoas circulando por entre as Lojas e o Chiado produzido pelos pingos da chuva que cai sobre o telhado do C.A.P.A .
                É neste Clima, neste Ambiente que aproveitando a oportunidade, conseguimos conversar com “ Maria Zilma de Medeiros”, Empresária do C.A.P.A., Personalidade Auto-Didata, capaz de transformar e adicionar um pouco de sua visão Crítica e extremamente Criativa aos Diversos Segmentos das  Artes.
# Sérgio – O que são “Trabalhos de Reintegração Social”, expostos na vitrine de sua Loja, ? ( ART- POTIGUAR )
*Zilma – São Trabalhos que dão Oportunidades á pessoas do Anônimato, sem Chances nos Organismos Oficiais, seja por dificuldade Geográfica ou condições sócio-econômicas...
#Sérgio – São Trabalhos Regionais , ou daqui de Natal ?
*Zilma – Sim !!!  são Trabalhos daqui de Natal, Mas no momento as maiores Representações são da Paraíba e da Bahia... da Bahia os Trabalhos de “Carolina Leão” Traduzem bem a Proposta do assunto nas “Figuras Escravas”, as ”Pretas” como me refiro carinhosamente, as Figuras dos Orixás” que são um elo entre Passado e Presente, no Sincretismo Religioso, por vezes não compreendido nem mesmo nos Lugares, onde são mais evidentes...
# Sérgio – Qual sua Religião ?
*Zilma – Sou Católica ! Estudei em Colégio de Freiras, Foi lá que tive minhas Primeiras experiências com Artes, com Música , Estudei um pouco Violino, lá também me aprofundei nos trabalhos manuais, aprendi Bordado Ponto-de-Cruz, Frivolité, Fuxico, Já nessa época eu sempre acrescentava um detalhezinho ou outro que eu achava interessante na minha visão (Risos)...
# Sérgio -Você já Expôs Oficialmente ?
*Zilma – Sim !!! Foram Três Exposições, á Última que me lembro foi no Palácio da Cultura vendi a maioria dos trabalhos, e hoje, comigo, só tenho alguns poucos, os meus Xodós...são “óleo sobre tela”, “as minhas Lavadeiras” por exemplo, tenho algumas paisagens, alguns Florais, alguns infantis...
# Sérgio -e na Música?
*Zilma – Nunca Produzi nada! Mas aprecio, Gosto dos Clássicos, da música Erudita, MPB e Lógico do Forró que é a Música daqui da nossa Cultura.
*Sérgio –na Literatura ?
* Zilma -  Também pouco Produzi...Gosto de ler mas tenho pouco Tempo, devido ao trabalho aqui , sempre que posso, vou á Lançamento de livros,Exposições, Vernissages, Artes em Geral...
# Sérgio – Mensagem para quem está começando ...
*Zilma – “Perseverança, acima de tudo !!!"  E Sempre fazer o que Gosta...
# Simples ...não ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário