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sexta-feira, 17 de junho de 2011

É POR AÍ !!! NO RIO DE JANEIRO, DO DISCURSO PARA AS AÇÕES, FOI PARECIDO...

jornal TRIBUNA DO NORTE bLOG "e-TURISMO" POR ANTÔNIO ROBERTO

Arcoverde fica na divisa entre o sertão e o agreste de Pernambuco. Tem 70 mil habitantes. Alguma comparação com Natal? Ou com o próprio RN? Teria sim. No orçamento. Imaginem que a prefeitura de lá está investindo R$ 2,5 milhões apenas no São João. Isto mesmo: a metade do orçamento que o Rio Grande do Norte teve para promoções e divulgação do turismo durante todo o ano passado. Aliás, se formos fazer comparativos com orçamentos de outros destinos, o Rio Grande do Norte perde até para o Piauí, estado que menos recebe turistas no Nordeste.
E por falar em verbas para o turismo potiguar, por onde andam aquelas emendas parlamentares coletivas tão comemoradas no ano passado, que trariam em torno de R$ 50 milhões para investimento em marketing do RN em 2011? Pelas últimas notícias, os cortes nos recursos já teriam deixado a verba em menos de R$ 10 milhões. O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) está abraçando a causa e começa a cobrar um Plano de Marketing do Turismo do RN ao Governo do Estado.

São João na praia

Caruaru e Campina Grande promovem mega São João, porém voltados para o turismo regional. Não há infraestrutura hoteleira ou gastronômica para voos mais altos. Ou seja: atrair turistas do Sul e Sudeste, muitos dos quais não conhecem de perto os festejos juninos. A indagação é pertinente: se Natal saísse na frente com um São João à beira-mar, confortável, de porte médio (não precisa tantas atrações musicais nacionais), bem organizado, com campanha publicitária, não captaria expressivo número de turistas numa época que costuma ser baixíssima temporada? Praia de dia, arraiá de noite. Paulista gosta disso, hein?

< A luta não pode parar. Portugal tem apenas dez milhões de habitantes e quase todos os portugueses que reúnem condições de viajar (financeira ou fisicamente) para o exterior já visitaram Natal. É fato. Mas é preciso manter o foco por lá. Até mesmo para que a Tap não suspenda os quatro voos semanais para cá, como já chegou a ser cogitado. O Ceará, por exemplo, que também está recebendo menos portugueses do que na década passada (tal como o RN), não deixa de fazer propaganda na “terrinha”. Fortaleza sediará até mesmo o Congresso dos Agentes de Viagem de Portugal (Apavt), em novembro. Natal já sediou este evento em 1998. Foi a partir dele, inclusive, que os turistas portugueses despertaram para os atrativos potiguares. Iniciativas como o recente roadshow realizado pelo turismo do RN no Sul do país trazem retorno imediato. De 25 de maio a 3 de junho, mais de 20 hoteleiros, duas agências de receptivo e dois técnicos da Emprotur promoveram workshops nos mercados de Maringá, Londrina e Curitiba, no Paraná; Florianópolis, em Santa Catarina; e Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Caxias do Sul e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ao todo, 707 agentes de viagem “visitaram” Natal. A ação de marketing deu inclusive sustentação ao voo semanal direto Porto Alegre-Natal, iniciativa da Tam e da CVC. Em agosto, o turismo potiguar fará outra série de workshops, desta vez apenas pelo Rio Grande do Sul. >Mais de 20 pousadeiros de Fernando de Noronha promovem nesta sexta-feira, no Sebrae-RN, capacitação de vendas para agentes de viagem de Natal.

"Um ângulo do turismo
É incrível a boa imagem que Natal desfruta pelo Brasil afora. Numa rápida pesquisa (abordagem informal) com turistas que visitaram a cidade recentemente, ninguém apontou buracos ou sujeira nas ruas. Passaram dias de chuva, mas mesmo assim curtiram a praia nos intervalos de estiagem. Elogiaram os hotéis e os restaurantes. Ficaram impressionados com os canteiros floridos. Acharam, enfim, a cidade muito organizada. Evoluída. Em síntese: o “corredor turístico” de Natal (Avenida Engenheiro Roberto Freire-Via Costeira) realmente agrada e “esconde” os problemas urbanos.

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